logo simples

pontos turísticos de itacaré

Além de belezas naturais Itacaré respira cultura. Junto com sua história, encontramos diversos monumentos históricos, como a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz de São miguel Arcanjo que já tem quase 300 anos. A cidade também conserva alguns sobrados e casarões que foram transformados em pousadas e estabelecimentos comerciais. As praças da cidade também contam um pouco da história local.

Nas ruas mais famosas da cidade, Pituba e Passarela da Vila, encontramos uma grande variedade de restaurantes com gastronomia diversificada regional e internacional, além das baladas mais famosas da cidade. 

Conheça aqui pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer em Itacaré!

Igreja São Miguel Arcanjo
Ponta do Xaréu
Rio de Contas
Passarela da Vila
Pituba
Farol
Artesanato Local
Praça do Canhão
Porto / Peixarias
Casa do Boneco
Observação Baleia Jubarte
Fábricas de Chocolate
CAPA2

igreja matriz de são miguel arcanjo

Por volta do ano de 1720, o Jesuíta Luis da Grã ergueu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a localidade com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas.


Ainda assim, o povoado só se tornaria um município em 1732, por obra e graça da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro. A Condessa era a donatária da capitania de Ilhéus e, em 26 de janeiro, elevou Itacaré à categoria de município.


Os principais monumentos históricos de Itacaré são a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz (1723), primeiro bem oficialmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Com quase 300 anos a igreja de Itacaré, cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, dispõe de oratório rococó, com imagens de São Miguel, São Sebastião, Santo Antônio e Senhor dos Passos. Em alvenaria mista, a edificação tem capela-mor com sacristia, andar superior com coro, galeria e sala do consistório. 


No ano de 2020 a Igreja passou por uma restauração, onde foram revitalizados os altares, pisos, forros, paredes, sacrário, pinturas artísticas e muito mais. Também está em desenvolvimento uma campanha para arrecadação financeira para construção de um museu dentro da Igreja.


Para mais informações: https://saomiguelarcanjoitacare.com.br


Ponta do Xaréu

pôr do sol na ponta do xaréu

 Entre a Praia da Concha e a Boca da Barra, fica a Ponta do Xaréu. Um charmoso Mirante onde encontramos a vista do Pôr do Sol mais bonito da Costa do Cacau. Todo fim de tarde turistas e locais se encontram para apreciar esse show da natureza. 


Da Ponta do Xaréu temos uma visão privilegiada da foz do Rio de Contas, da Praia da Coroinha (Orla), da Praia do Pontal e da famosa Praia da Concha e seu farol quadrado.


Um lugar mágico, lindo e super alto astral. Todos que visitam ou moram em Itacaré, não podem deixar de conhecer este ponto turístico da nossa cidade.

11

rio de contas

De uma riqueza imensurável, o Rio de Contas sempre foi de extrema importância para Itacaré em toda sua história. Por muitos anos foi a principal via de ligação entre os municípios próximos. Rodeado pela natureza, do interior ao litoral, com águas cristalinas, manguezais e ilhas, o Rio de Contas é muito procurado para pesca esportiva por sua grande diversidade de peixes.


Atividades como rafting e canoagem são atrações a parte deste destino que se tornou o mais completo quando falamos em Ecoturismo. Em seu percurso entre Itacaré e Taboquinhas, encontramos as cachoeiras do Cleandro e Pancada Grande, que são verdadeiros paraísos em meio a Mata Atlântica. 


Subir o Rio de Contas em uma canoa nativa, passando por manguezais vendo caranguejos, guaiamuns e aratus, grandes plantações de cacau, em uma natureza exuberante , almoçar à beira do rio e voltar para assistir o pôr do sol mais bonito da Bahia, é um passeio indispensável para quem vem à Itacaré.


Nascente: 1.500m de altitude / Serra da Tromba / Piatã / Chapada Diamantina / BA

Bacia Hidrográfica: 53,334km

Percorre: 620km

Foz: Itacaré


Passarela da Vila

passarela da vila

A Passarela da Vila é um cantinho muito charmoso e especial no centro de Itacaré, nela você encontra ótimos restaurantes, lanchonetes, sorveterias, lojas e bares super badalados durante a noite. Um destino certo para confraternizar com seus amigos, passear com sua família ou até mesmo para um belo jantar romântico.


Click aqui, e fique por dentro do que você pode encontrar na Passarela!

1

pituba

Podemos dizer que a rua Pituba é o coração de Itacaré. Nela você encontra os mais diversos restaurantes com uma rica gastronomia regional e internacional. O lugar ideal para fazer aquelas comprinhas e levar muitas lembranças de Itacaré, encontrando artesanatos locais, roupas, biquínis, souvenir e tudo que você imaginar. No início da noite o movimento aumenta, com música ao vivo, rua cheia e bares super badalados. Subindo a Pituba você anda sentido praias (Resende, Tiririca, Costa e Ribeira), descendo a Pituba você anda em direção a Praça dos Cachorros e Orla. O acesso de carro só é permitido durante o dia, pois a noite a rua é apenas dos pedestres.
1

farol quadrado

O farol que chama atenção pelo seu formato quadrado fica localizado na praia da Concha, na entrada do rio de Contas. Dês da época cacauera o farol é utilizado para guiar as embarcações que chegam ao litoral Itacareense. Você pode caminhar pelas pedras na maré baixa, chegando até o farol, lá você encontra uma linda vista, principalmente no pôr do sol.
Artesanato Concha

artesanato local

O artesanato em Itacaré, em sua maioria, utiliza-se de matérias primas vindas da natureza. Coqueiros, Açaizeiros, Dendezeiros e muitas outras espécies são utilizadas por famílias da região e transformadas em verdadeiras obras de artes. Móveis em madeiras, bolsas, artigos decorativos e luminárias, são algumas peças que você encontra aqui. 
 O local que você encontra artesãos e artesanatos é no caminho para praia da Concha, saindo da Orla. Você também encontrará uma grande variedade de artesanatos espalhados por lojas nas badaladas Pituba e Passarela da Vila.